Avaliar para Formar


Com base na pesquisa identificou-se que o ensinar vem com duas grande parceirias importantes, a escola e a família. A escola ensina os conteúdos curriculares e a família a questão ética, valores, mas as duas hagem juntas para encorrajar as crianças a descobrirem o mundo, pois são os conhecimentos vividos pela geração adulta e repassadas aos educandos que traz a veracidade da realidade. Segundo  Sócrates o método dialetico pode estar ligado à sua descoberta da essência do homem como alma e tendo o modo consciente de retirar alma o saber. Provavelmente boa parte dos professores, apoiasse sua prática em prescrições pedagógicas que viraram senso comum, incorporadas quando de sua passagem pela escola, desse modo fazendo que trabalhem com o modelo tradicional. Por lado o aprendizado também é visto como educação, em vários modos de formação humana, entendendo-se por educação formal aquela que acontece somente no espaço escolar. A Constituição Federal coloca a educação como papel do Estado e da família, mas em 1996 a LDB 9.394/96 invertes as palavras, transformando a educação no dever da familia e do Estado. A escola tem o compromisso de apresentar os problemas existentes na sociedade, preparando esse aluno a ocupar sua posição como cidadão a tarefa de ensinar está cada vezes mais integral para a escola e o papel da família esta ligado ao acompanhamento do comportamento, possibilitando o crescimento intelectual da criança . Segundo Piaget o conhecimento é construído por informações advindas da interação com o ambiente, quando há situações que gere grande desequilíbrio mental, intermediários pelo professor, onde o planejamento é imprescindível em sua prática docente, pois o planejameo curricular, não é possui um modelo específico, mas considerar cirunstâncias na qual se aplica a revisão geral. As teórias dos grandes pensadores são colocadas nas práticas mesmo que o professor não reflita sobre suas formas de auxilio quando o educador planeja sua aula. O ato do aluno trabalhar e construir seu conhecimento através do erro; o aprender fazendo são formas de ensinar antigas, mas ainda eficaz. O aprender requer do aluno um acompanhamento tanto da família quanto do professor, pois se a família falha a escola fica fragmentada. O educador deve manter o habito de avaliar constantemente, através de observções e registros de ações . A avaliação da aprendizagem escolar se articula com um projeto pedagógico e com seu consequente projeto de ensino. A avaliação, tanto no caso específico da aprendizagem, não possui uma fionalidade em si; ela subsidia um curso de ação que visa construir um resultado previamente definido. Utilizando o critério concepção pedagógica moderna, que vem com tedências a onde o aluno precisa participar da construção do próprio saber, o avaliar não é apenas atribuir notas, se consistena realização em mudanças e aquisições de comportamentos motores, cognitivos, afetivos e sociais, verificando se os avanços na aprendizagem estão sem realmente atingidos . Ao avaliar o profor também desenvolve outra função o feedback, pois fornece ao educador o momento de reflexão, epensando e replanjando atuação didática, buscado um aperfeiçoamento para que haja mais êxito na aprendizagem do educando. Para que a avaliação seja eficaz é necessário um equilíbrio criando oportunidades para que qualidade e quantidade aconeça ao mesmo tempo. Assim, teremos a oportunidade de ver quanto conhecimento novo ele trouxe para aquela realidade, para aquela situação e com que qualidade isso aconteceu. O julgamento do próprio aluno sobre o resultado da construção do seu saber o ajudará a identificar o erro buscando melhorar e a se esforçar para supera-lo. Do mesmo modo o professor para poder conduzir nesse processo de auto-avaliação. Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. Em alguns contextos a palavra feedback pode significar resposta ou reação. Neste caso, o feedback e pode ser positivo ou negativo. O termo feedback entende-se como a informação adquirida no passado pode influênciar no presente e até mesmo no futuro permitindo reajustes em suas experiências individuais. Na educação infantil ele é atribuido através de elogios para que as crianças se sinta mais a vontade em descobrir algo novo.






Referências Eletronicas:
HILSDORF Carlos, O que é feedback?, Carlos Hilsdorf, 18 de julho de 2012. Disponível em:<http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-e-feedback/64884/>>

LUCKESI Cipriano Carlos, Verificação ou Avaliação: O Que Pratica a Escola?, Cipriano Carlos Luckesi, 2015 Disponível em:<< http://www2.ccv.ufc.br/newpage/conc/seduc2010/seduc_dir/download/avaliacao1.pdf>>

MIRANDA,José. O método dialético de Sócrates e sua finalidade, José Miranda, 2015. Disponível em:<< http://meuartigo.brasilescola.com/filosofia/o-metodo-dialetico-socrates-sua-finalidade-1.htm>> acessado em: 15/10/15.

OLIVEIRA, Andréa. Como avaliar corretamente os alunos, Andréa Oliveira, 2015. Disponível em: << http://www.cpt.com.br/cursos-metodologia-de-ensino/artigos/como-avaliar-corretamente-os-alunos>>

SILVA, André Luis Silva da. Teoria de Aprendizagem de Piaget, André Luis Silva da Silva, 2015. Disponível em: <<http://www.infoescola.com/pedagogia/teoria-de-aprendizagem-de-piaget/>> acessado em 16/10/15.








Referências Bibliográficas:
Costa,Vilze Vidotte
Práticas pedagógicas interdisciplinares: escola e sociedade/ Vilze Vidotte Costa, Cristina Danna Steuck, Pratrícia Cesário Pereira Offial, Rosely Cardoso Montagnini.- Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A.,2014. 176 p.

Ferronato, Raquel Franco
Teorias e práticas do currículo / Raquel Franco Ferronato, Sandra Regina dos Reis Rampazzo, Juliana de Favere, Ana Clarisse Alencar Barbosa.- Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014. 192p.

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