Com base na pesquisa
identificou-se que o ensinar
vem com duas grande parceirias importantes, a escola e a família. A escola
ensina os conteúdos curriculares e a família a questão ética, valores, mas as duas
hagem juntas para encorrajar as crianças a descobrirem o mundo, pois são os
conhecimentos vividos pela geração adulta e repassadas aos educandos que traz a
veracidade da realidade. Segundo
Sócrates o método dialetico pode estar ligado à sua descoberta da
essência do homem como alma e tendo o modo consciente de retirar alma o saber.
Provavelmente boa parte dos professores, apoiasse sua prática em prescrições
pedagógicas que viraram senso comum, incorporadas quando de sua passagem pela
escola, desse modo fazendo que trabalhem com o modelo tradicional. Por lado o
aprendizado também é visto como educação, em vários modos de formação humana,
entendendo-se por educação formal aquela que acontece somente no espaço
escolar. A Constituição Federal coloca a educação como papel do Estado e da
família, mas em 1996 a LDB 9.394/96 invertes as palavras, transformando a
educação no dever da familia e do Estado. A escola tem o compromisso de
apresentar os problemas existentes na sociedade, preparando esse aluno a ocupar
sua posição como cidadão a tarefa de ensinar está cada vezes mais integral para
a escola e o papel da família esta ligado ao acompanhamento do comportamento,
possibilitando o crescimento intelectual da criança . Segundo Piaget
o conhecimento é construído por informações advindas da interação com o
ambiente, quando há situações que gere grande desequilíbrio mental,
intermediários pelo professor, onde o planejamento é imprescindível em sua
prática docente, pois o planejameo curricular, não é possui um modelo
específico, mas considerar cirunstâncias na qual se aplica a revisão geral. As teórias dos grandes pensadores são
colocadas nas práticas mesmo que o professor não reflita sobre suas formas de
auxilio quando o educador planeja sua aula. O ato do aluno trabalhar e
construir seu conhecimento através do erro; o aprender fazendo são formas de
ensinar antigas, mas ainda eficaz. O aprender requer do aluno um acompanhamento
tanto da família quanto do professor, pois se a família falha a escola fica
fragmentada. O educador deve manter o habito de avaliar constantemente, através
de observções e registros de ações . A avaliação da aprendizagem escolar se
articula com um projeto pedagógico e com seu consequente projeto de ensino. A
avaliação, tanto no caso específico da aprendizagem, não possui uma fionalidade
em si; ela subsidia um curso de ação que visa construir um resultado
previamente definido. Utilizando o critério concepção pedagógica moderna, que
vem com tedências a onde o aluno precisa participar da construção do próprio
saber, o avaliar não é apenas atribuir notas, se consistena realização em
mudanças e aquisições de comportamentos motores, cognitivos, afetivos e
sociais, verificando se os avanços na aprendizagem estão sem realmente
atingidos . Ao avaliar o profor também desenvolve outra função o feedback, pois
fornece ao educador o momento de reflexão, epensando e replanjando atuação
didática, buscado um aperfeiçoamento para que haja mais êxito na aprendizagem
do educando. Para que a avaliação seja eficaz é necessário um equilíbrio criando oportunidades para que qualidade e
quantidade aconeça ao mesmo tempo. Assim, teremos a oportunidade de ver
quanto conhecimento novo ele trouxe para aquela realidade, para aquela situação
e com que qualidade isso aconteceu. O julgamento do próprio aluno sobre o
resultado da construção do seu saber o ajudará a identificar o erro buscando
melhorar e a se esforçar para
supera-lo. Do mesmo modo o professor para poder conduzir nesse processo de
auto-avaliação. Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar
resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. Em alguns contextos a palavra feedback
pode significar resposta ou reação. Neste caso, o feedback e pode
ser positivo ou negativo. O termo feedback
entende-se como a informação adquirida no passado pode influênciar no presente
e até mesmo no futuro permitindo reajustes em suas experiências individuais. Na
educação infantil ele é atribuido através de elogios para que as crianças se
sinta mais a vontade em descobrir algo novo.
Referências Eletronicas:
HILSDORF Carlos, O que é feedback?, Carlos Hilsdorf, 18 de julho
de 2012. Disponível em:<http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-e-feedback/64884/>>
LUCKESI Cipriano Carlos, Verificação ou Avaliação: O Que Pratica a Escola?, Cipriano Carlos
Luckesi, 2015 Disponível em:<< http://www2.ccv.ufc.br/newpage/conc/seduc2010/seduc_dir/download/avaliacao1.pdf>>
MIRANDA,José. O
método dialético de Sócrates e sua finalidade, José Miranda, 2015.
Disponível em:<< http://meuartigo.brasilescola.com/filosofia/o-metodo-dialetico-socrates-sua-finalidade-1.htm>> acessado em: 15/10/15.
OLIVEIRA, Andréa. Como avaliar corretamente os alunos, Andréa
Oliveira, 2015. Disponível em: << http://www.cpt.com.br/cursos-metodologia-de-ensino/artigos/como-avaliar-corretamente-os-alunos>>
SILVA,
André Luis Silva da. Teoria de
Aprendizagem de Piaget, André Luis Silva da Silva, 2015. Disponível em:
<<http://www.infoescola.com/pedagogia/teoria-de-aprendizagem-de-piaget/>>
acessado em 16/10/15.
Referências
Bibliográficas:
Costa,Vilze Vidotte
Práticas pedagógicas
interdisciplinares: escola e sociedade/ Vilze Vidotte Costa, Cristina Danna Steuck,
Pratrícia Cesário Pereira Offial, Rosely Cardoso Montagnini.- Londrina: Editora
e Distribuidora Educacional S.A.,2014. 176 p.
Ferronato, Raquel Franco
Teorias e práticas do currículo /
Raquel Franco Ferronato, Sandra Regina dos Reis Rampazzo, Juliana de Favere,
Ana Clarisse Alencar Barbosa.- Londrina: Editora e Distribuidora Educacional
S.A., 2014. 192p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário